Cerimônia de Abertura para o 1º Encontro Internacional da Juventude Estigmatina


Juventude Estigmatina rumo a JMJ – Rio 2013
“A caminho do primeiro encontro internacional da Juventude Estigmatina”

Nos dias 09, 10 e 11 de março deste ano, a Paróquia Sagrada Família de São Caetano do Sul, SP, acolheu a cerimônia de abertura para o Primeiro Encontro Internacional da Juventude Estigmatina (EIJE) rumo a Jornada Mundial da Juventude (JMJ – Rio 2013). Estávamos reunidos, numa média de 120 jovens, para o estudo e aprofundamento do “material base” cuja finalidade é preparar a juventude para este grande Encontro que acontecerá em julho de 2013. Este projeto visa nortear as atividades e apresentar a caminhada da Pastoral da Juventude Estigmatina. Mas não está pronto. Por isso, a juventude refletiu, rezou, elaborou e trouxe novas propostas, sugestões e encaminhamentos que serão acrescentadas ao material.

O encontro contou com a presença de jovens oriundos de diversas partes do Brasil: Bahia (Ituaçu, Livramento de Nossa Senhora); Minas Gerais (Belo Horizonte, Uberaba); Paraná (Santo Antônio do Sudoeste, Guarapuava, Curitiba); São Paulo (Itararé, Praia Grande, São Paulo, São Caetano do Sul, Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo, Barretos, Ribeirão Preto, Rio Claro, Corumbataí, Campinas). Contamos com a participação de representantes da Juventude Palotina, da Pastoral da Juventude de Santo André e da Arquidiocese de Campinas. Registramos, sobretudo, a significativa presença do Superior Provincial da Província Santa Cruz Pe. Aparecido, do Conselheiro Geral, recém-eleito, Pe. José Tadeu, do representante da CEP da Província São José, Wenderson, além de outros tantos sacerdotes estigmatinos e de outras congregações, professos e seminaristas.

Sob a coordenação da Comissão Estigmatina de Pastoral (CEPA), iniciamos as nossas atividades na noite de sexta-feira nos colocando em oração numa vigília “pascal semanal” a partir do Oficio Divino da Juventude. Foi um momento intenso em que nos alimentamos espiritualmente para que os nossos trabalhos fossem conduzidos pela luz do Espirito de Deus. No dia seguinte, sábado, nos alimentamos da Palavra de Deus durante toda manhã a partir da Leitura Orante (Lectio Divina) meditando o texto do encontro do Senhor com a Samaritana (Jo 4, 1-30). Internalizando o espírito do Encontro Internacional da Juventude Estigmatina, trazendo em nossas mãos as bandeiras dos diversos países onde a Congregação Estigmatina está presente, celebramos em praça pública, na tarde de sábado, invocando a Deus uma prece por cada nação que receberemos em julho de 2013. Assim, tomamos conhecimento da realidade de cada país e celebramos essa diversidade. Seguindo os trabalhos, apresentamos o projeto do Primeiro EIJE e da JMJ. A partir desta apresentação, foram formados grupos de estudos e de trabalhos que trouxeram as contribuições para o processo de formação, espiritualidade, missão e acompanhamento dos grupos de base. Para amparar este processo foram criadas 12 secretarias que atuarão em toda infraestrutura do Encontro. Após essas atividades participamos de um momento cultural e encerramos o dia com uma festa.

Celebrando o 3º domingo da Quaresma, caminhando rumo à Páscoa do Senhor, coroamos o encontro com a Eucaristia, presidida por Dom Nelson Westrupp, scj, Bispo Diocesano de Santo André que muito nos incentivou neste trabalho e concelebrada por 12 sacerdotes. Ao final da celebração nos foram dirigidas algumas palavras de motivação pelo nosso querido Provincial Pe. Aparecido, pelo Pe. Elizeu, pelo Pe. Jordélio e pelo Sr. José Auricchio, prefeito de São Caetano do Sul, que nos entregou uma carta se comprometendo com apoio na organização e infraestrutura do EIJE. Em seguida, com o rito de envio, fomos abençoados e recebemos a cruz missionária estigmatina como sinal do nosso comprometimento nesta empreitada seguindo o mandato do Senhor: “Ide, portanto, fazei discípulos todas as nações” (Mt 28, 19).

No impulso desse tema da JMJ que é o “momento máximo de cenáculo da juventude católica” e caminhando para o bicentenário da Congregação dos Sagrados Estigmas, em 2016, motivamos os jovens enviados para o trabalho de formação dos grupos de base e para o aprofundamento do projeto em suas comunidades. Para o bom êxito deste nosso projeto convocamos as lideranças das juventudes de todos os países em que os estigmatinos estão presentes a se organizar e desenvolver o processo de formação para o Primeiro EIJE. Com isso, pretendemos envolver a juventude de toda Congregação em um espírito missionário, para que viva a espiritualidade bertoniana em um só coração.

Só será possível realizar este projeto com a colaboração de todos. Por isso, cada religioso Estigmatino deve assumir a responsabilidade de nucleação e animação da juventude em sua paróquia e, ao mesmo tempo, estar em sintonia com a CEPA, em espírito de unidade para atingiremos o objetivo proposto.

Assim, queremos agradecemos o apoio das paróquias, que acreditando nesse projeto, não mediram esforços em enviar jovens para participar desta tão valiosa cerimônia de abertura ao EIJE. Sentimos, no entanto, a ausência de representantes juvenis de algumas paróquias, que embora convidadas, não os enviaram. Todavia, aguardamos o contato e o envolvimento desses no processo iniciado.

Coordenação Geral
Pe. Elizeu da Conceição, css
Pe. Jordélio Siles Ledo, css

Comentários

  1. Que beleza, foi um encontro mais que marcante!!! Foi um momento de reflexão e animação, foi demais...

    Valeu turma, que Deus nos ajude a cada dia querer sempre mais,e mais ainda lutar por nossa juventude!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas