10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude


“...Viemos pra comungar, com a luta sofrida de um povo
 que quer, ter voz, ter vez, lugar...”

Queridos/as jovens, coordenadores/as, assessores/as, padres e irmãos estigmatinos.

A cidade de Maringá-PR acolheu entre os dias 08 a 15 de janeiro deste ano quase 700 jovens para o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude - ENPJ. Mais de 180 dioceses brasileiras representadas pelos delegados/as jovens da PJ. Entre eles estavam presentes vários bispos, padres, religiosos e religiosas que se sentavam ao redor da juventude para ouvir, caminhar e partilhar a vida com ela. A juventude estigmatina estava presente através do Pe. Elizeu da Conceição, Giovana Costa, Paula Mendonça e Cinthia Aparecida.

As atividades foram orientadas a partir do tema “Somos Igreja Jovem” e o lema “Na ciranda da vida, nossa missão é amar em medida”. A iluminação bíblica foi tirada do livro de João: “Tendo amado os seus, amou-os até o fim” (13,1). Os momentos de mística, de trabalho, de convivência, de missão e de marcha recebiam sentido maior a medida que a vida da juventude era partilhada e a memória de luta de tantos outros irmãos era resgatada.

Este encontro acontece a cada 3 anos e é um momento importante que a “Igreja jovem” se reúne para partilhar a caminhada e revigorar as forças através da construção de projetos para juventude brasileira e latino americana. Esses projetos visam a construção de uma sociedade mais justa, evangélica e humana, rumo a Civilização do Amor. Neste contexto a Congregação Estigmatina tem um papel fundamental. Uma das bandeiras de luta dessa rapaziada foi iniciada por um dos nossos confrades, que em nome da juventude doou sua vida até o fim. Pe. Gisley Azevedo Gomes era assessor do Setor Juventude da CNBB e participou na elaboração da Campanha Nacional Contra Violência e o Extermínio de Jovens, ele que lutou contra violência da qual se tornou vítima.

Um dos nossos ministérios é justamente a “Educação Cristã da Juventude”. Queremos, através desta carta, iniciar uma discussão de aprofundamento do que será a Educação Cristã da Juventude nos dias de hoje. Como temos nos dedicado a essa parcela social em nossa paróquia, procurando organizá-los em grupos de base? São questões que nos desafiam a olharmos para nossas atividades e para nossas opções de vida. Reconhecemos os esforços e iniciativas de muitos religiosos estigmatinos neste ministério, mas sabemos que há muito a se fazer.

Juntos podemos intensificar a organização dos grupos em nossas paróquias. Estaremos em unidade com toda Igreja que apresenta como uma de suas prioridades o trabalho de evangelização cristã da juventude. E não há melhor evangelizador para a juventude do que o próprio jovem, para isso nos colocamos a disposição neste trabalho. No entanto, precisamos de apoio, incentivo, espaço e orientação dos padres e irmãos estigmatinos. Queremos caminhar juntos. Este ano de 2012 poderá ser o ano forte de nucleação dos grupos juvenis em nossas paróquias visando o grande Encontro Internacional da Juventude Estigmatina que acontecerá em julho de 2013 em São Caetano do Sul, SP.

Aos coordenadores/as e assessores/as dos grupos juvenis, oferecemos nossa companhia na caminhada. Reconhecemos os desafios e dificuldades em acompanha-los, mas nos dispomos a estarmos próximos e unidos através de materiais, orações e através de nossa presença. Sigam firmes na luta pela juventude com a espiritualidade bertoniana e em unidade com os projetos nacionais da PJ.

Desde já agradecemos a todos pela atenção, incentivo e empenho neste trabalho.
Que São Gaspar Bertoni interceda por nós e nos inspire a realizarmos bem o mandato de Jesus: “Ide e fazei discípulos todos os povos”.
­                                                                                 
Padre Elizeu da Conceição
Cinthia Aparecida
Giovana Costa
             Paula Mendonça                                         
                                                                      



Comentários

Postagens mais visitadas