Estigmatinos assumem a Paróquia Santo Afonso em Juazeiro, BA


No dia 09 de março de 2013 a Província Santa Cruz assumiu uma nova missão, Administrar a Paróquia Santo Afonso em Juazeiro, BA. A Missa de posse foi presidida pelo Bispo diocesano Dom José Geraldo e contou com a presença do superior provincial Pe. Aparecido Neres Santana e mais quatro confrades estigmatinos (Pe. Elizeu da Conceição, Pe. Luciano Romero Silva, Pe. Sebastião Marçon e Pe. Narcyso Jordan) e três padres da Diocese de Juazeiro (Pe. Josemar, Pe. Zezé e Pe. Gilvan).
A província confiou a paróquia aos cuidados do Pe. Ednaldo, que foi empossado pároco desta paróquia e posteriormente contará com o auxílio do vigário paroquial Pe. Jorge e em seguida com outro confrade.


A Congregação dos Estigmatinos inicia este trabalho em uma diocese formada por 9 municípios, são eles: Casa Nova, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá. Essa população, nesta extensa área, é atendida por 14 paróquias, sendo 6 em Juazeiro e 8 no Interior. A Diocese de Juazeiro foi criada em 21 de julho de 1962, pelo Papa João XXIII, pela Bula “Christi Ecclesia” (Igreja de Cristo), sendo instalada em 10 de fevereiro de 1963, com a posse do primeiro Bispo, Dom Tomás Guilherme Murphy, que faleceu nos Estados Unidos em 06 de julho de 1995. O segundo Bispo foi Dom José Rodrigues de Souza, que ficou à frente da Diocese até o dia 30 de agosto de 2005, quando foi sucedido por Dom José Geraldo da Cruz.
A Paróquia Santo Afonso está inserida na cidade de Juazeiro que é um município do estado da Bahia. Em conjunto com o vizinho município de Petrolina, em Pernambuco, forma o maior aglomerado urbano do semi-árido. A cidade se destaca pela agricultura irrigada que se firmou na região graças às águas do rio São Francisco. Seu nome se origina dos pés de juá ou juazeiro, uma árvore típica da região.
A Paróquia, que foi fundada em 1970, já contou com a presença dos padres da Congregação dos Redentoristas, dos Espiritanos e em seguida dos padres diocesanos. Conta com 8 comunidades urbanas e 2 comunidades rurais, além de pequenos povoados que solicitam a presença do padre em alguns momentos específicos. Tem uma extensa e populosa área que exige e desafia a uma grande mobilidade no trabalho pastoral.
A Celebração Eucarística que deu a posse ao Padre Ednaldo, aconteceu na noite de domingo (10). Centenas de fiéis, que lotaram a igreja, participaram de forma animada e entusiasmada por receber uma nova congregação em sua paróquia, mas de maneira especial por receber o novo pároco. Este momento foi precedido por um tríduo vocacional conduzido por Pe. Luciano e Pe. Elizeu.
Diante dessa realidade, percebemos que o carisma estigmatino está sendo colocado em prática, pois diante da necessidade do bispo da diocese de Juazeiro nos colocamos a disposição para atender o que for necessário.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas