terça-feira, 17 de julho de 2012

I Encontro Mundial de Jovens da RCC


Durante os dias 10 e 15 de julho, a Renovação Carismática Católica realizou o primeiro Encontro Mundial de Jovens carismáticos, em Foz do Iguaçu. Ao mesmo tempo, ocorria o 30º Congresso Nacional da RCC  e, ao final dos eventos, mais de 10 mil pessoas de 40 países, passaram pelo Centro de Convenções, onde ambos aconteciam, mas com programação diferenciada. A avaliação geral é que o mundial de jovens foi bem sucedido.
Durante seis dias, os jovens tiveram momentos de oração, louvor, festivais culturais e celebrações eucarísticas.
Segundo os organizadores, o Mundial de Jovens superou as expectativas. De acordo com Marcos Volcan, coordenador da Comissão da Juventude do ICCRS (International Catholic Charismatic Renewal Services - Serviços para a Renovação Carismática Católica Internacional), apesar das dificuldades, o encontro teve representação de todos os continentes. “Ainda vamos ter uma reunião para avaliar os detalhes do encontro, mas o fato de termos feito uma reunião com os jovens líderes desses continentes para planejar as próximas ações já foi um grande resultado”, afirma.
Márcio Zolin, coordenador do Ministério Jovem da RCC no Brasil, diz que o Brasil foi escolhido como sede porque, além de o país atualmente ser onde o movimento tem maior expressividade, da qual a juventude é a maior parte, o encontro também é um aperitivo para a Jornada Mundial da Juventude de 2013. “O mundo está aqui para conhecer nossa juventude, para conhecer aquilo que nós fazemos, como trabalhamos com juventude, viver essa experiência brasileira”, afirma o coordenador. Segundo ele, o objetivo maior é despertar a juventude para que ela assuma o seu protagonismo.
A Congregação dos Estigmatinos, que tem em seu ministério o compromisso com a evangelização da Juventude esteve presente através do Pe. Vanderlei Carlos. Um momento precioso para aprofundar  fé juntamente com toda juventude da RCC e fazer sintonia com a Igreja, que se volta, de forma especial, para juventude.

Celebração de abertura ao EIJE



Neste final de semana 14 e 15 de julho, iniciamos a contagem regressiva para o Primeiro Encontro Internacional da Juventude Estigmatina com celebrações eucarísticas em nossas paróquias. O coração começa a acelerar ao ver que a juventude está contando os dias para este precioso momento.

Em muitas paróquias a juventude se organizou e preparou com devoção e alegria a celebração do final de semana juntamente com toda comunidade parar rezar por toda juventude Estigmatina, de maneira especial pela organização do EIJE.

Não podemos esperar o EIJE. Devemos fazer acontecer em nosso grupo de base. Torna-lo real em nossa vida e na vida do nosso grupo de jovens. Assim estaremos em sintonia com todos os que sonham com um processo de crescimento na fé.


Que São Gaspar interceda por nós para que sejamos inspirados pelo Espirito Santo e possamos dar testemunho de encontro com Jesus Cristo.

ORAÇÃO OFICIAL DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE



Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.

Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.

Amém!