terça-feira, 29 de novembro de 2011

A Juventude Missionária Completa 10 anos de caminhada


Neste fim de semana estive com a Juventude Missionária – JUMI – de Itararé, SP, celebramos 10 anos de caminhada deste grupo. Para reviver sua história, eles convocaram a juventude de Itararé para algumas atividades (cristoteca, missa jovem e encontrão). No dia 27 de novembro realizamos um grande encontro e contamos com centenas de jovens que celebraram, cantaram, apresentaram teatros e viveram a mística juvenil.
  Alguns pregadores vindos de Cascavel e Piracicaba ajudaram a juventude refletir e rezar sua história, caminhada e opções de vida.
A JUMI é o fio que liga os grupos de jovens da paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itararé, tem a missão de tornar discípulos de Cristo essa juventude. Assim como orienta o doc. 85 da CNBB, a JUMI procura, “com criatividade pastoral apresentar e testemunhar Jesus Cristo dentro do contexto em que o jovem vive hoje e como reposta às suas angústias e aspirações mais profundas...um Jesus que caminha com o jovem, como caminhava com os discípulos de Emaús, escutando, dialogando e orientando.”
Que esses 10 anos de existência seja tomado como fortalecimento de caminhada através da experiência dos momentos bons e difíceis. Desejo que esta equipe seja sempre reanimada pelo desejo de favorecer uma experiência de crescimento na fé a muitos jovens.
Após o encontro foi possível sentar e começar planejar 2012. Quantos sonhos bonitos. Agora é necessário colocar mãos à obra para por em prática o que planejamos.
Essa Juventude Estigmatina tem muito a nos ensinar, principalmente pela organização e empenho nos trabalhos. Desejo que continuem sempre dispostos a enfrentar os desafios impostos pela luta e lutem pela vida da juventude.