17ª Romaria da Juventude do Sul 1 em Araras



Sob o sol das terras de Araras, cerca de 8.000 jovens de todos os cantos do estado de São Paulo fizeram acontecer a 17ª Romaria da Juventude do Regional Sul 1, esse ano com o tema “Maria, mulher que gera vida e libertação” e com o lema “Juventude, vida gerada no seio da terra”.

A partir das 5h da manhã começaram a chegar os primeiros romeiros no ginásio municipal de Araras, onde iniciou-se a Romaria com apresentações culturais que animaram os jovens que não paravam de chegar e de encher o ginásio municipal.

Antes da celebração um momento marcante foi a entrada de Nossa Senhora Aparecida,


conduzida em uma tocha e levada a cavalo no meio dos jovens, e entregue ao bispo referencial da juventude do estado de São Paulo, Dom Antonio Carlos Altieri, sdb que junto bispo da diocese de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, DC conduziram a imagem no meio da juventude.

Com esse momento iniciou-se celebração solene que foi celebrada por Dom Antonio Carlos Altieri, que ressaltou a importância do trabalho junto à juventude pelos romeiros, e partilhou sobre Jornada Mundial da Juventude em Madri, onde muitos pejoteiros estarão presentes.

Com o final da celebração os jovens começaram a se concentrar na entrada do ginás

io para dar inicio a caminhada da Romaria, animados pela banda JEPEC, todos seguiram em caminhada pelas ruas da cidade de Araras, fazendo paradas reflexivas preparadas pelas sub regiões. A primeira parada foi no local onde dois jovens da cidade morreram assassinados devido a uma discussão de transito e foi trabalhada sob o eixo da campanha nacional contra a violência e extermínio de jovens. Já a segunda parada foi em frente à Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio e foram lembradas as mulheres e todas as formas de exclusão que elas sofrem no dia-a-dia. A terceira e última parada foi no entorno do lago municipal, onde através de um gesto concreto os jovens romeiros “abraçaram” o lago e foi feita uma mística com base no tema e no lema da Romaria.

Finalizando a Romaria, novamente no ginásio municipal, um grupo local de maracatu animou os jovens romeiros que celebraram com muita alegria esse momento de encerramento. Partindo para suas casas com o compromisso de levarem essa “vida e libertação” para as bases fortalecendo cada vez mais o projeto do Reino de Cristo em nosso meio. Toda a equipe da Romaria agradece a presença de todos em mais essa linda página da história do Regional Sul 1.

Equipes de Trabalho
Equipe da Romaria
Coordenação e Assessoria Regional 1

Comentários

  1. aaa eu fui *---*

    essa é a segunda romaria em que eu participo.. e possso dizer que esse fim de semana foi inesqueivel!

    jáa to ansiosa pra seber onde vai ser a proxima romaria da juventude!

    ResponderExcluir
  2. Legal, você conheceu a cidade onde meus avós nasceram.
    Faz tempo que eu não vou ai, e vai ser mais difícil de ir porque meus avós alugaram a casinha que eles tem lá.
    A basílica é muito linda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas