Visita a Ilhéus e Vitória da Conquista




Após uma semana em Salvador, arrumei as malas e parti para Ilhéus. Pleno carnaval. Por isso, pouco contato com grupos de jovens. Mas a convivência com os confrades, especialmente Pe. Ricardo foi muito boa, muitas conversas, muitos sonhos, partilhas de projetos e, claro um momento dedicado a estender a mão e deixar visível a opção pela vida da juventude. Pe. Ricardo deixou sua marca na faixa que está percorrendo as paróquias estigmatinas do estado da Bahia. Faixa da Campanha Contra a violência e extermínio de jovens.
Após uma semana de visita a Ilhéus fui para Vitória da Conquista. Entre conversas e encontros, fomos sentindo a necessidade de rearticulação da pastoral da juventude na paróquia. No entanto, há grupos que se reúnem e mantém vivos essas ferramentas de construção de projeto de vida para juventude.
Em um encontro com o grupo “Só Jesus na causa” pudemos refletir sobre a Campanha contra violência e extermínio de jovens. Fomos percebendo que todos somos vítimas da violência e ao mesmo tempo somos algozes. Por isso, o grupo estendeu a mão dizendo um “basta” a violência e juntos gritamos: “Chega de violência e extermínio de jovens”. A faixa que está passando pela região Bahia recebeu a marca de mãos cheias de esperanças e comprometedoras com a vida da juventude. Essa marca simbólica precisa reverter em marcas concretas na vida do grupo.

Comentários

Postagens mais visitadas