Passeio ciclístico pela Campanha contra a violência e o extermínio de jovens

A juventude continua inovando, criando, usando algo de muito precioso que Deus lhes deu: a criatividade. Neste dia 04 de julho, mais de 30 jovens da Paróquia Santa Edwiges saíram rumo ao movimentado Parque do Taquaral, em Campinas, para mostrar sua adesão à Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens em um passeio ciclístico.
A JOCAM – Jovens Construindo um Amanhã Melhor – organizou este passeio de forma exemplar: equipe de apoio, professor de educação física, pais, trajeto bem planejado, lanchinho (gostoso), etc. Isso tudo no domingo às 7 horas da manhã. Bom, vale lembrar que as 6h30 já tinha gente no local da partida. Eram jovens que organizavam este evento. Seus rostos iluminavam curiosidade, dedicação, expectativa e Deus (vida).
Após uma breve fala e oração se aqueceram, preparam-se para a partida, partida rumo a um sonho, o sonho de um mundo mais justo, com mais condições de vida digna. Ao longo do passeio cantávamos sem perceber com Gabriel Pensador: “Eu vou a luta, eu vou armado de coragem e consciência, amor, esperança, a injustiça é a pior das violências, eu quero paz, eu quero mudança. É, dignidade pra todo o cidadão, mais respeito, menos discriminação, desigualdade, não, impunidade, não, não me acostumo com essa acomodação. Eu me incomodo e não consigo ser assim, porque eu preciso da paz, mas a paz também precisa de mim, a paz precisa de nós...”
A curiosidade das pessoas que passavam por essa juventude era visível, certamente brotavam aqueles questionamentos: “Aonde eles vão essa hora da manhã? Por que usam essas camisetas contra a violência e o extermínio de Jovens? De onde são?” A curiosidade das pessoas era uma motivação a mais para os jovens.
Como foi bonito encontrar outros irmãos de luta. Dezenas de pessoas estavam no parque celebrando os 20 anos de ECA – Estatuto da Criança e Adolescentes. A sensação era de que não lutamos sozinhos. Entre tantos jovens praticando esportes (correndo, caminhando, andando de patins, skate, fazendo acrobacia em suas bicicletas) estavam os jovens marchando contra violência e o extermínio de Jovens. Sentados em circulo no chão, celebraram, rezaram, mostraram seu rosto.
Como é importante e motivador ver borbulhar tantas ações nesta campanha entre os grupos de base. Ver jovens como Felipe, Janaína, Maíra, João Paulo, Jackeline envolvidos nessas atividades nos mostram que é possível continuar sonhando e lutando pela vida das juventudes.
O Deus da caminhada, da juventude e da inspiração nos motivará sempre na luta pela vida e nos colocará unidos na construção deste reino.


Valeu amigos e amigas, irmãos e irmãs de luta, nos encontraremos sempre neste ideal e nesta caminhada.


Diác. Elizeu da Conceição

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas